[LIVROS] Product Manager ! Porque ler o livro Do mil ao milhão?

Início da série – [LIVROS] Product Manager

Olá meu querido visitante, hoje eu inicio uma série para você Product Manager, depois de muito tempo sem postar aqui no blog.

A série vai contar sobre livros que eu recomendo para um Product Manager, Product Owner, analista de negócios ou até mesmo qualquer pessoa interessada no mundo de produtos.

A ideia por trás dessa série, é sair um pouco do básico, dos livros que todo mundo indica.

Aliás, a proposta é fazer você refletir sobre conteúdos de outros tipos de livros que possam te ajudar na sua carreira ou vida pessoal.

 

Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho

Pra começar essa série, o primeiro livro que vou me aprofundar é o livro Do mil ao milhão.

O livro foi escrito pelo educador financeiro Thiago Nigro mais conhecido na internet como “O Primo Rico”.

No momento que escrevo esse artigo “O Primo Rico” tem aproximadamente 3,43 milhões de inscritos no canal dele.

 

Tá, mas você deve estar se perguntando, porque estou falando disso?

Da quantidade de inscritos no canal.

Bom, através desses números, é possível ver que ele é um grande influencer no mundo financeiro, e de lá é possível tirar vários insights e referências para o mundo de produtos.

Entender o que fez o canal dele chegar nesse volume de acessos e quantidade de inscritos, pode contribuir para aumentar a quantidade de usuários dos seus produtos.

 

Olhando um pouco para esses números o que você identifica, aliás, o que possivelmente o Primo Rico identificou?

 

Já descobriu?

 

Segmentação de público-alvo

O público-alvo, através de alguns dos vídeos mais visualizados do canal dele, é possível identificar que o público-alvo dele, são pessoas que estão começando a investir, ou seja, ele começou a gerar conteúdo para esse tipo de público-alvo.

De fato, talvez esse seja um dos fatores que tenha feito seu canal crescer tão rapidamente, e fazendo um paralelo ao mundo de produtos, é algo que você deve fazer.

Identificar quem é o público-alvo que seu produto deseja atingir, e começar a gerar conteúdo para esse tipo de pessoa, ao invés de tentar absorver o maior número de personas diferentes.

Foque no seu público-alvo!

 

Outro ponto interessante, se você for analisar os primeiros vídeos do Primo Rico, você vai identificar que a estrutura dos vídeos, cenários e gravações são bem diferentes das de hoje, ou seja, ele também teve uma fase de maturidade do seu canal, como se fosse seu MVP.

Começou com uma estrutura menor e foi progredindo na medida em que o canal crescia.

Isso é algo que no mundo de produtos você nunca deve deixar de lembrar, comece sempre com o seu MVP, ou seja, não tente colocar todas as funcionalidades do seu produto antes mesmo de validar seu produto.

Você deve identificar quem serão as pessoas que vão consumir de fato seu produto e até mesmo pivotar ele se necessário.

 

Mas vamos ao que essa série se propõe, vamos falar sobre o livro!

 

Como o livro está dividido

O livro basicamente está dividido em três seções: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Abaixo detalho um pouco sobre cada uma delas e faço uma breve relação com produtos digitais.

 

Gastar bem

Na primeira seção, ou primeiro pilar como Thiago Nigro diz, o livro foca bastante em mostrar os benefícios que gastar bem proporciona para uma pessoa, aqui é interessante ver a palavra “gastar” se tratando de um livro financeiro, onde a maioria diz para evitar “gastar”.

Mas o ponto aqui é que a ideia central desse pilar, é gastar, porem de uma maneira inteligente, ou seja, você deve gastar com coisas que vão te acrescentar futuramente, que te gerem novas oportunidades, um possível aumento de renda e te desperte novas funções que até então você não enxergava.

E qual a relação disso com produtos?

Bom, é muito simples, quando você for gastar com seu produto, evite gastar de maneira superficial, “gaste” em coisas que vão acrescentar para seu produto.

Se você for participar de algum evento, avalie bem se o retorno que esse evento possa te trazer, é justo o suficiente para fazer esse investimento.

Vejo muitas empresas insistindo em participar de eventos apenas por participar, mas em nenhum momento essas empresas tem feito um estudo do quanto está adquirindo vantagens ao participar.

Você tem conseguido novos clientes ou tem feito uma retenção de clientes que justifique essas idas e gastos nesses eventos?

Você tem feito um controle adequado do quanto tem gastado de maneira geral com seu produto?

 

Investir melhor

Neste pilar Nigro detalha bastante quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de investimento.

Ele nos mostra o que chama de Triângulo de Nigro, onde considera que todo investimento é composto por três variáveis: risco, rendimento e liquidez.

Aqui aproveitando essas três variáveis, pensando no mundo de produtos nos também temos elas, contudo com nomes e situações diferentes.

  • Risco: O quanto de risco você pode ter se não investir em determinada funcionalidade, outros players do mercado podem te deixar obsoleto?
  • Rendimento: O quanto essa funcionalidade pode te trazer de retorno a curto, médio e longo prazo?
  • Liquidez: Quanto tempo você vai demorar para poder ter o retorno de determinada funcionalidade, ou seja, quanto tempo você vai demorar para implementar uma funcionalidade a ponto de estar usável e começar a te trazer retornos, você poder “resgatar” esse rendimento.

Pensando em produtos, avalie quais são as features que realmente vão agregar valor.

Veja se vale a pena investir em campanhas que vão te trazer novas oportunidades, aliás, evite aquelas features que irão acrescentar somente para poucas pessoas e demorar inúmeras Sprints até poder ser lançada.

Seu produto tem que ser escalável e suas features tem que beneficiar o maior número de usuários segmentados no menor tempo.

 

Ganhar mais

No pilar de ganhar mais Nigro investe bastante tempo nos reforçando da importância de ter mais de uma fonte de renda, ou seja, ter múltiplas rendas.

É como se você eventualmente tivesse várias torneiras enchendo o seu baldinho, em caso de uma se fechar ou acabar a água, você vai continuar tendo seu baldinho enchido.

Seu produto precisa ter mais de uma fonte de renda, aqui um ponto importante, não faça seu produto para uma única empresa!

Esse é o maior erro que vi alguns empreendedores próximos fazerem.

Embora tenham criado um produto para atender uma demanda de uma empresa grande, eles focaram somente nela.

Conforme essa empresa decidiu reduzir custo e cortar esse produto, a empresa quebrou.

Afinal sua única fonte de renda era proveniente dessa grande empresa, ou seja, esse produto poderia ter sido aproveitado por mais empresas.

Como todos os esforços foram colocados em um único cliente, e esses empreendedores não fizeram a sua “reserva de emergência” ou caixa, a empresa quebrou.

 

E o que o mundo do Product Manager tem a ver com isso?

O mundo de um Product Manager é extremamente dinâmico, com constantes mudanças.

Uma leitura fora do contexto do que aparente ser o mundo do Product Manager pode trazer muitos benefícios e visões que você não enxergava.

É sempre importante sair um pouco fora da caixa pra pensar.

Esses foram apenas alguns de muitos insights que esse livro pode te proporcionar, não detalhei a fundo o livro, pois acho que vale a leitura.

Além de várias ideias você também pode absorver seu conteúdo e até melhorar sua vida financeira.

 

Finalizando

Tem algum livro que gostaria que eu fizesse outro artigo nessa mesma proposta?

Aproveitando, eu recebi bastante e-mail solicitando esse baralho aqui do planning poker no modelo aberto para vocês poderem editar.

Com o baralho editável você vai poder, por exemplo colocar o logotipo da empresa de você ou até seu nome.

Assim que disponibilizar o mesmo aqui no blog eu aviso vocês tudo bem?

 

Antes que eu me esqueça, aproveita e compre o livro abaixo diretamente da Amazon, depois me diz o que você achou!

 

Leave a Comment